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Renner revela seus planos para Ashua, de moda plus size

Marca, que surgiu no e-commerce, abriu esta semana sua primeira loja física

Nesta terça-feira, 4, foi inaugurada em Porto Alegre, no shopping Praia de Belas, a primeira loja física da Ashua Curve & Plus Size, que pertence às Lojas Renner. Ainda neste mês de setembro, virão outras duas unidades, mas na capital paulista, nos shoppings Anália Franco e Tucuruvi. A marca surgiu no e-commerce há dois anos, com modelos em várias categorias: vestidos, blusas, calças, saias, bermudas & shorts, casacos & jaquetas e jeans, em numerações até o número 54. A ideia é justamente oferecer opções diversificadas e fashion para as clientes, já que muitas marcas do mercado costumam destinar ao público plus size peças sem apelo de moda, sem corte e com materiais limitados.  Tanto a proposta é diferente que no site em que comercializa seus produtos, a Ashua também alimenta um blog com conteúdos e dicas de moda. Na entrevista a seguir, Paula Martins de Oliveira, gerente geral de Marketing Corporativo da Lojas Renner, explica o projeto Ashua e comenta sua expansão para as lojas físicas.

Meio & Mensagem – Passados dois anos do lançamento da Ashua, exclusivamente no e-commerce, qual sua avaliação sobre o desempenho da marca e do potencial de vendas junto a esse público?

Paula Martins de Oliveira – A decisão de inaugurar as lojas físicas atende a um desejo das clientes e também responde ao bom desempenho da marca, que vem superando as expectativas. Sabemos que 120 milhões de brasileiros usam tamanhos de roupa a partir do 46. O mercado plus size no Brasil teve um crescimento de 7,9% no faturamento em 2017 e hoje movimenta mais de R$ 7 bilhões, de acordo com a associação do setor (Associação Brasil Plus Size).

M&M – A Renner inaugurou esta semana a primeira loja física da marca, em Porto Alegre, qual o plano de expansão agora em lojas físicas? (quantas lojas pretendem ter, em quais estados/regiões?)

Paula – A primeira loja física fica em Porto Alegre, no Praia de Belas Shopping Center, e foi inaugurada nesta terça-feira, dia 4. Ao longo do mês de setembro, será a vez da capital paulista receber duas unidades: uma no Shopping Anália Franco, no dia 13, e outra no Shopping Tucuruvi, dia 27. Assim, 2018 vai encerrar com três operações de Ashua além do e-commerce.  Neste momento, vamos nos concentrar nas operações que estamos abrindo na capital gaúcha e na capital paulista, para entregar a melhor experiência de compra às nossas clientes.

M&M – Qual a importância de uma loja física, se o negócio surgiu online e, assim, tinha essa possibilidade de atender todo o Brasil?

Paula – A marca Ashua foi muito bem aceita pelas clientes desde seu lançamento online, em 2016, e nós sempre mantivemos uma comunicação próxima e direta com elas. Ao longo de todo o processo de consolidação da marca, nós ouvimos atentamente as dúvidas e as demandas dessas consumidoras, e uma das principais manifestações era o desejo de ter um espaço físico para conhecer as peças, prová-las e se aproximar ainda mais da Ashua. Então a abertura de lojas físicas da Ashua Curve & Plus Size é uma evolução natural. Primeiro a marca estabeleceu-se através de venda online, aproveitando a capilaridade do e-commerce para atender às mulheres de todo o Brasil. Agora, após o amadurecimento do negócio e atendendo a pedidos das clientes, abrirá três pontos de vendas. Estamos extremamente felizes em poder satisfazer a um pedido das nossas consumidoras expandindo para um mercado físico ainda em consolidação.

M&M – As lojas físicas que serão inauguradas irão conversar com o e-commerce, nas regiões em que elas forem instaladas? O consumidor vai poder comprar online e trocar na loja física, por exemplo?

Paula – Sim. A Ashua pretende proporcionar uma experiência multicanal completa para suas clientes. Um ponto importante é dar opções para que as pessoas comprem da forma como elas desejam, com autonomia. Pode ser no site, no seu celular e na loja. O serviço de compra online e retirada em loja estará disponível para as consumidoras desde a inauguração dos pontos de venda, sendo que também será possível trocar as mercadorias tanto no ambiente digital como nas lojas físicas. Todas as unidades também contarão com o serviço de venda móvel, permitindo que as clientes, com a ajuda de uma atendente, evitem filas e tenham a comodidade de pagar em qualquer local da loja. Além disso, será disponibilizado wi-fi livre e gratuito para todas as consumidoras da Ashua. Vale destacar que todos estes serviços estão sendo implementados gradativamente nas lojas da Renner, como parte do esforço constante para melhorar a experiência de compra dos clientes e oferecer soluções dentro do conceito de multicanalidade. Como a Ashua já nasceu no universo online, é natural que suas lojas físicas já surjam em um formato totalmente omnichannel.

M&M – A Renner vende roupas masculinas e femininas. Por que a Ashua não tem opções para homens?

Paula – O foco da marca Ashua Curve & Plus Size é dar o melhor atendimento possível às clientes que vestem os tamanhos do 46 ao 54.

M&M – Qual a metragem da loja de Porto Alegre? Qual deverá ser o padrão das lojas?

Paula – A loja de Porto Alegre tem 250 metros quadrados de área total. Todas as três lojas que serão inauguradas terão entre 200 m2 e 250 m2 de área total e já surgirão em um ambiente totalmente omnichannel, em consonância com a origem, que está no comércio online. Os pontos de venda chegam para incrementar esta jornada de consumo.

M&M – Qual foi o investimento da Renner nessa marca até o momento e a partir de agora com essa expansão para o mundo físico?

Paula – O investimento é de cerca de R$ 1 milhão por loja, otimizando a sinergia de sistemas e processos da Renner.

M&M – Quais são os pilares da estratégia de marketing dessa marca e o que está sendo pensado especificamente para essas inaugurações? As pautas sobre diversidade volta e meia falam dos erros de abordagem desse público, isso demanda cuidados especiais da marca também na comunicação, além da oferta de produtos?

Paula – Com o slogan “A beleza de ser você”, a marca Ashua inspira e incentiva as mulheres a explorarem sua beleza. E como faz isso? Oferecendo uma vasta oferta de roupas com informação de moda, conforto e qualidade, encorajando e mostrando possibilidades de mesclar peças, para que as clientes tenham a liberdade de se vestir da forma como quiserem, cada uma com seu estilo, alinhadas com as principais tendências da temporada. A estratégia de marketing da marca está alinhada com este posicionamento. A Ashua nasceu no online, agora passamos ao ambiente omnichannel, e a nossa comunicação seguirá esta evolução. Na abertura da primeira loja, que ocorreu nesta terça-feira na cidade de Porto Alegre, no Shopping Praia de Belas, fizemos um evento para convidadas. A inauguração teve como embaixadora uma influenciadora digital plus size do Rio Grande do Sul, a Tamires Tancredi. Também recebemos, neste mesmo evento, um grupo de influenciadoras digitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, que vieram especialmente conhecer este ponto de venda em primeira mão. Para a inauguração da primeira loja em São Paulo, dia 13, contaremos com a participação da influenciadora digital Ju Romano. Claro que paralelamente teremos uma cobertura intensa nas redes sociais próprias da marca (Instagram, Facebook etc). Queremos que as clientes de todo o Brasil se sintam parte deste momento importante. Nosso foco é a consumidora: como ela se sente, o que busca. A trajetória da marca e, consequentemente, sua comunicação, estão sendo construídas a partir do desejo dessa consumidora. Desde o começo, a Ashua evoluiu com o feedback de suas clientes, o que resultou, por exemplo, no ajuste da nossa tabela de medidas. Temos um contato direto e constante com as clientes, são elas que nos mostram o caminho a seguir.

M&M – De modo geral, o que a Renner espera com essa marca, em relação às demais que possui em seu portfólio? Que futuro é planejado para Ashua?

Paula – Acreditamos no potencial do mercado plus size no Brasil, que ainda não está consolidado. Entendemos que a evolução da Ashua, com a abertura de lojas físicas, contribui para o amadurecimento deste mercado. Fazemos o possível para entregar peças com muita informação de moda, qualidade e preços competitivos, estando sempre próximo da cliente, ouvindo ela e entendendo o que ela quer, para proporcionar a melhor experiência de compra. Mas é importante frisar que, independentemente do potencial do mercado, nós fizemos este movimento de apostar nas lojas físicas da Ashua porque percebemos que as clientes da marca estavam sedentas por um espaço exclusivo. Então dar este passo foi, acima de tudo, uma tentativa de encantar estas consumidoras.

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